Perito em Avaliação de Imóveis

Avaliação Imobiliária

Avaliar um patrimônio é uma tarefa que requer seriedade e competência.
O profissionalismo, a ética e os dispositivos legais e normativos são imperativos para dar credibilidade a esta atividade.

O que é o serviço de Avaliação de Imóveis?
É a ciência da medida do valor, um conjunto de operações que visa a determinação técnica do valor de um imóvel, ou do direito sobre um imóvel.

Quem pode fazer Avaliações de Imóveis?
A avaliação de imóveis forma um extenso campo profissional reservado aos corretores de imóveis, engenheiros e arquitetos.
A Lei 6.530/1978 artigo 3º e a resolução 1.066/2007 conferem e habilitam o corretor de imóvel devidamente registrado no conselho regional dos corretores de imóveis e no conselho nacional de avaliadores de imóveis; a emitir Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica.

Qual o objetivo da Avaliação de Imóveis?
É determinar tecnicamente o valor de um imóvel dentro e fora do âmbito judicial, como inventários, dissolução de sociedade, operações de compra e venda; aluguel, cobrança de tributos, estudos de dinâmica imobiliária e outros.

Qual tipo de imóvel urbano pode ser objeto de uma avaliação?
Podem ser avaliados terrenos para habitação ou comércio, gleba urbanizável, casas, apartamentos, salas comerciais ou prédios industriais.

O que o Avaliador de imóvel deve conhecer?
Para que seja feita uma boa avaliação, o profissional deve conhecer não somente as ferramentas matemáticas envolvidas no cálculo, mas também o funcionamento do mercado onde o imóvel está situado.

Qual é a melhor maneira de se Avaliar um imóvel?
Existem vários métodos para se encontrar o valor de mercado de uma propriedade. O melhor caminho é a comparação direta com dados de transações de imóveis semelhantes, efetuadas na mesma época em que se necessita encontrar o valor.
Nem sempre isto é possível, principalmente quando se trata de imóveis singulares, tais como grandes prédios comerciais e industriais. Nestes casos deve ser aplicada outra metodologia.

O que é o valor de um bem?
Tudo o que é propriedade, possessão ou domínio de alguém tem um valor; existem alguns fatores que ao serem utilizados tecnicamente podem determinar o valor de um bem.

Quais as formas de se avaliar um bem?
A melhor forma é por comparação com imóveis semelhantes, conhecido como método Comparativo direto de Dados de Mercado.
Este é o melhor método para a avaliação de imóvel, mas depende da existência de transações do mesmo tipo de imóvel, na mesma época e localização espacial, e em quantidade suficiente para possibilitar a análise dos valores. Os valores de transações com imóveis semelhantes são a maior evidência de mercado para outro imóvel. Havendo dados, é preciso obter um valor médio. Geralmente, é uma média ponderada, visto que os imóveis são sempre diferentes uns dos outros.

Quais os outros métodos de avaliação?
Não existindo dados para comparação, podem ser empregados os métodos da Capitalização de Renda, Residual, Evolutivo e Involutivo.

Veja como é realizada uma avaliação de imóveis:
•Objetivo da avaliação
•Identificação do imóvel
•Descrição do imóvel
•Método de avaliação
•Vistoria do imóvel
•Localização do imóvel
•Tabela de padrão construtivo
•Levantamento fotográfico
•Análise de mercado
•Pesquisa de mercado
•Cálculo matemático das amostras
•Determinação do valor
•Conclusão


Todos os dados acima fazem parte da avaliação e deverá constar no orçamento a ser apresentado ao solicitante da avaliação para aprovação.